Foto: Reprodução
No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas o interesse do jovem brasileiro pela política tem crescido nos últimos meses. É o que mostram os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Somente entre janeiro e março, o Brasil ganhou 421 mil novos eleitores nessa faixa etária. Em dezembro de 2021, 630 mil adolescentes entre 16 e 17 anos tinham o título. Em março, o número aumentou para 1,051 milhão – crescimento de 58,7%, que ainda pode aumentar.
Meu Voto Tem Valor
Em Juazeiro do Norte, a Campanha “Meu Voto Tem Valor” segue com ações até o dia 04 de maio, data limite para a emissão do título de eleitor.
A campanha, que visa conscientizar jovens sobre a importância da participação política, é articulada pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Em entrevista concedida à equipe de reportagem audiovisual do Site Miséria, o mobilizador da campanha, Pedro Henrique, afirmou que a ação tem como objetivo facilitar o acesso de jovens que vão tirar o título de eleitor. “A gente, enquanto governo municipal, vem oferecer espaço e equipamento para que esse (jovem) possa emitir o título de eleitor”.
Dia D de Mobilização
Na próxima sexta-feira (29), será realizado o Dia D da Campanha “Meu Voto tem Valor” nas cinco maiores escolas do estado. Haverá disponibilização ainda de telecentros no Polo de Convivência, CRAS, Casa do Povo, Núcleo de Diversidade de Gênero e Selo Unicef.
Para a emitir o título de eleitor, é necessário portar RG, CPF e comprovante de residência.
Assista:

