Compartilhar
publicidade
publicidade
Ministro da Educação anuncia doação de terreno para instalação do campus da UFCA em Icó
No encontro, em Brasília, também foi debatida a implantação do curso de Medicina no Município
Cícero Dantas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou, na última terça-feira (21), a cessão de um terreno para a instalação do Campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Icó, no Vale do Salgado. O objetivo é ampliar o acesso à educação de excelência, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. O projeto inclui também a instalação do curso de medicina no município. De acordo com o ministro Camilo Santana as obras do campus devem “ser iniciadas em breve”.

O encontro realizado em Brasilia, contou com a participação da Prefeita de Icó, Laís Nunes (PT), do líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) e do reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Paiva.

A Prefeita Laís Nunes se diz confiante com o projeto. “Estou muito satisfeita e confiante de que essas duas importantes iniciativas, o Campus da UFCA e o curso de Medicina em Icó, serão grandes conquistas, impulsionando o desenvolvimento, a geração de emprego e renda na nossa região”, anunciou em suas redes sociais. Ainda de acordo com a gestora, durante a reunião, foi discutido a “liberação urgente dos recursos para a construção completa do Campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Icó, assim como a implantação do curso de Medicina no Município”, acrescentou.

No Cariri cearense, a UFCA abriga campus nas cidades de Juazeiro do Norte (sede), Crato, Barbalha e Brejo Santo. No Centro Sul, o município de Icó abriga o Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/ UFCA), responsável pelo curso de História, já descontinuado. Icó também conta com o Centro de Educação a Distância da Universidade (Cead/UFCA), inaugurado em maio de 2022.

O Cead/UFCA visa cooperar com Plano Nacional de Educação, no sentido de promover a democratização do Ensino Superior e ampliar as oportunidades para os jovens e adultos no interior do estado, oferecendo cursos de graduação e de pós-graduação, apenas na modalidade a distância, capacitando profissionais aptos a contribuírem com o desenvolvimento social, regional e nacional.

Compartilhar
Comentar