Compartilhar
Publicidade
Publicidade
MPCE recomenda exoneração do irmão e do cunhado do prefeito de Barro por situação de nepotismo
O MPCE aponta que a Promotoria de Justiça de Barro já havia instaurado Procedimento Administrativo com o intuito de investigar os casos. 
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

O prefeito do município de Barro, Hericles George Feitosa Albuquerque, deve exonerar dois secretários municipais nomeados em situação que caracteriza nepotismo. A decisão é do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Barro, estabelecida nesta quarta-feira (28).

A recomendação, expedida pela promotora de Justiça Anna Carolynna da Silva Almeida, aponta que sejam exonerados, no prazo de 48 horas, Antônio Feitosa Filho, secretário municipal de Finanças, e Jefferson Pereira Leite, secretário municipal de Cultura e Turismo, irmão e um cunhado do gestor municipal, respectivamente.

Conforme o MPCE, “há inequívoca falta de razoabilidade na nomeação, evidenciada pela ausência de qualificação técnica dos agentes para o desempenho das funções”, nos dois casos. O Ministério também destaca que as nomeações não são sustentadas por nenhum parecer técnico, profissional ou curricular.

As evidências para as escolhas são políticas e estratégicas, uma vez que o irmão do prefeito é responsável pela gestão administrativa e financeira do município e o cunhado, por fomentar o desenvolvimento das atividades culturais no município“, complementa.

O MPCE ainda salienta que a Promotoria de Justiça de Barro já havia instaurado Procedimento Administrativo com o intuito de investigar os casos.

Por fim, o órgão público destaca que o irmão do prefeito é graduado em odontologia e especializado na área de Gestão da Saúde e que “nenhuma informação sobre qualificação para o cargo de secretário de Finanças foi repassada ao MP” Já o cunhado, tem ensino médio completo, no entanto, “nenhuma qualificação foi informada acerca de capacidade técnica minimamente compatível para a função de secretário de Cultura e Turismo“.

 

 

 

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade