Foto: Lula marques/ Agência Brasil
Durante a última semana ocorreu a segunda troca de ministros do governo Lula, trata-se da mudança efetuada no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e a chegada de Celso Sabino (UB-PA). Nessa linha, em entrevista à TV Record, o presidente Lula afirmou que em agosto irá se encontrar com os líderes partidários a fim de debater o que será possível fazer para atender os partidos que querem entrar na base do governo.
O presidente também negou que as ações feitas neste momento tenham caráter de reforma ministerial. De acordo com o político, trata-se de uma “acomodação natural”. O presidente contestou, ainda, que os partidos estejam pedindo cargos para endossar a gestão, ele afirmou que é o governo que os oferece.
Lembra-se que o Ministério da Saúde está sob forte pressão, já que o Centrão deseja ocupar a pasta, contudo, durante a entrevista o ocupante do Planalto Central garantiu que a ministra Nísia Trindade fica no cargo.
Observa-se que o Centrão articula entre o final de julho e agosto para ocupar ao menos mais dois ministérios e uma estatal, o objetivo é que seja a Caixa Econômica Federal. Aponta-se que os partidos beneficiados, além do União Brasil, devem ser o Republicanos e o PP.

