Foto: Lucas Vieira
A troca no comando da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte repercutiu entre vereadores durante a sessão plenária desta quinta-feira (6). A médica Andrea Landim deixou a pasta na quarta (5), dando lugar ao administrador público Yago Nunes, servidor concursado do município.
Na Câmara, o nome de Nunes não foi bem recebido pela oposição. O vereador Janu (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Casa, avaliou que o secretário não tem competência técnica para gerir a secretaria. Para ele, a pasta deveria ser chefiada por alguém com experiência na área da saúde.
“É uma pessoa que não tem uma ficha técnica para assumir uma pasta tão importante como é a Secretaria de Saúde. Isso causa preocupação porque ele vem lá da Secretaria de Finanças”, disse o parlamentar.
Nas discussões, vereadores da oposição ainda classificaram o novo secretário como um ‘fantoche’ de familiares do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). “Que é ele é um fantoche, nós sabemos que é. Ele é uma pessoa do administrativo, não tem nada a ver com saúde”, acrescentou Janu.
Por sua vez, o líder do governo na Câmara, vereador Rafael Cearense (Podemos), contrapôs as críticas da oposição e disse que Yago tem a capacidade técnica para comandar a pasta. Como principal desafio do novo secretário, Rafael citou o mutirão de cirurgias da Secretaria de Saúde.
“Ele tem capacidade técnica para desenvolver esse trabalho. Eu tenho certeza que, daqui uns dias, as pessoas estarão elogiando o trabalho dele. Zerar a fila de cirurgias será o desafio que ele terá logo de cara”, rebateu o líder do governo.
Formado em Administração Pública, Nunes assumiu a Sesau após Andrea Landim se desincompatibilizar do cargo para disputar as eleições. Em seu perfil na rede social LinkedIn, destaca que tem experiência nas áreas de contabilidade tributária, controle interno, gestão de riscos, planejamento estratégico, governança e análise de dados.

