Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Pedido de afastamento de Fernando Santana da CPI da Enel é rejeitado
O Presidente da Alece negou o pedido de afastamento do parlamentar, solicitado pelo União Brasil 
Cícero Dantas
Foto: ALECE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), negou, nesta terça-feira (23), o pedido apresentado pelo União Brasil para o afastamento do deputado estadual Fernando Santana da presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Casa Legislativa.

O pedido do União Brasil se baseia em uma entrevista do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, que supostamente teria declarado que a solicitação de um patrocínio no valor de R$ 1 milhão para o custeio da festa de Santo Antônio à Enel. Para o União Brasil, o gestor municipal teria afirmado que Fernando Santana e o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, seriam os intermediadores.

O União Brasil pede a convocação do chefe do Executivo de Barbalha e o afastamento de Fernando Santana da presidência da CPI da Enel até o fim das investigações. Além disso, legenda também quer que o Ministério Público do Ceará (MPCE) investigue o caso.

Para Evandro Leitão, ao analisar o vídeo na íntegra, não é isso que o gestor afirma. Ele diz que os parlamentares ajudaram na ponte entre ele e as empresas que vão patrocinar a festa, sem citar diretamente a Enel. “O vídeo mostra que nada foi pedido (por Fernando Santana a Enel). Foi uma montagem criminosa”, criticou o parlamentar

O Fernando segue na presidência da CPI. Ele faz um bom trabalho e os resultados estão aparecendo, com compra de viaturas e contratação de centenas de funcionários”, acrescentou o presidente da Alece.

Fernando Santana destacou que o presidente da Enel, José Nunes de Almeida, já negou a informação de um pedido de valor para patrocinar a festa. “Dou essa situação como encerrada, até pela fala do presidente da Enel”, afirmou. O parlamentar destacou que fala do prefeito foi tirada de uma edição por meio de um recorte de uma entrevista que teve mais de 50 minutos.

O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, por meio das suas redes sociais, também comentou sobre o caso. De acordo com ele, o agradecimento a Fernando Santana e José Guimarães diz respeito ao apoio de ambos no contato com empresas em busca de patrocínio para a festa. “O que falei e falo é que o deputado Fernando Santana abre as portas do governo do Estado e o governo do Estado sempre apoia a festa de Barbalha. Assim como o deputado federal Guimarães que também abre as portas do governo do Estado”, explicou.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade