Compartilhar
Filiação de Pedro Lobo no PT é suspensa temporariamente após denúncia de importunação sexual
Segundo o diretório estadual, a medida integra a instauração de uma sindicância ética para apurar o envolvimento de Pedro Lobo em suposto caso de importunação sexual.
Bruna Santos
Pedro Lobo. | Foto: Paulo Rocha.

A direção executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará suspendeu temporariamente a filiação do suplente de deputado estadual Pedro Lobo, após ele ser acusado de importunação sexual. O comunicado foi realizado na última segunda-feira (2), por meio das redes oficiais da legenda.

O diretório estadual também instaurou uma sindicância ética para apurar o caso. “É uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo”, escreveu o partido.

Pedro deve permanecer suspenso até o final do processo de investigação, classificado pelo PT-CE como excepcional, provisório e cautelar.  Por fim, a apuração seguirá garantindo o contraditório, a ampla defesa e a presunção de não culpabilidade, conforme o Estatuto e o Código de Ética do Partido”, complementou a direção.

Confira o comunicado na íntegra

“O Partido dos Trabalhadores do Ceará informa que decidiu instaurar uma sindicância ética para apurar fatos de grande repercussão pública envolvendo o filiado Pedro Lobo, suplente de deputado estadual.

A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo.

Como medida excepcional, provisória e cautelar, o PT Ceará determinou a suspensão temporária da filiação enquanto durar a apuração, reafirmando seu compromisso com a ética e com a preservação da confiança da sociedade no partido.

O PT tem um compromisso histórico e inegociável com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres, com o enfrentamento a todas as formas de violência, assédio e discriminação. Esses valores fazem parte da nossa história, da nossa militância e da nossa atuação política.

Reafirmamos que não compactuamos com qualquer forma de violência e seguiremos atuando com responsabilidade, respeito às mulheres e compromisso com a verdade.

Por fim, a apuração seguirá garantindo o contraditório, a ampla defesa e a presunção de não culpabilidade, conforme o Estatuto e o Código de Ética do Partido”

O caso

O suplente de deputado estadual foi preso na madrugada da última segunda-feira (2) por suspeita de importunação sexual. Ele foi detido no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, após a vítima denunciar que o parlamentar encostou as partes íntimas nela no momento do desembarque.

Após o relato, a ocorrência foi atendida pela Polícia Federal, que encaminhou o deputado e a vítima para prestarem depoimento. O parlamentar foi direcionado ainda na segunda-feira ao Núcleo da Perícia Forense para realizar exame de corpo de delito.

Ele voltava de uma viagem aos Emirados Árabes, onde participou do evento Gulfood 2026, uma feira internacional de alimentos.

Leia também

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria