
Foto: Reprodução
Cerca de 12 prefeitos do Cariri participaram do evento com o presidente Lula (PT), nesta sexta-feira (18), em Missão Velha. Durante seu discurso, o governador Elmano de Freitas (PT) citou nominalmente dez gestores, mas havia pelo menos outros dois presentes que não foram mencionados. O número representa menos da metade dos 29 gestores municipais da região.
Entre os prefeitos presentes estavam Dr. Lorim (Missão Velha), Guilherme Saraiva (Barbalha), André Barreto (Crato), Acácio Leite (Caririaçu), Rondilson (Salitre), Derson (Milagres), Angim (Abaiara), Marcone Tavares (Aurora), Léo Brito (Nova Olinda), Késia Alcântara (Altaneira), Dr. Coutinho (Jardim) e Ronaldo da Madeireira (Lavras).
Destes, apenas Lorim (PSB), Késia (PSB), Ronaldo (PSD) e Derson (MDB) não são filiados ao PT. No caso de Derson, eleito prefeito de Milagres após derrotar o candidato petista, a participação no evento marca uma tentativa de aproximação com a base governista.
Recentemente, o pai do prefeito de Derson, Aguimar Alves, se envolveu em polêmica após o vazamento de áudios em que critica duramente o PT. “Vermelho já era; vermelho se acabou. Esse PT vamos é enterrar ele. Deixar enterrado”, diz em um dos trechos.
Durante o evento em Missão Velha, Lula anunciou investimentos de R$ 1,4 bilhão na Ferrovia Transnordestina. O presidente chegou de trem para visitar trecho já concluído da obra, que tem previsão de início de operação para o fim de 2025.