Foto: Guto Vital/ Site Miséria
O corte de uma árvore na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, intrigou frequentadores do local, que questionaram o motivo da derrubada na internet. A árvore ficava em frente à Escola de Saberes Daniel Walker e foi retirada do local nessa quinta-feira (24).
Com a repercussão nas redes sociais, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) se manifestou sobre a ação executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). Ele reproduziu uma nota da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), que justifica o corte devido à constatação de risco de queda.
“Se tratando da árvore citada, trata-se de um exemplar jovem, com o tronco inclinado, causando o crescimento desequilibrado. Verificou-se que houve tentativas frustradas de alinhar a árvore com estacas e cordas, tornando-se um risco de tombamento aos pedestres que ali transitam”, diz a nota.
Em outubro do ano passado, uma árvore tombou próximo aos quiosques da Praça Padre Cícero. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. De acordo com a laudo recente da Amaju, na praça foram constatadas espécies com vulnerabilidade no tronco, galhos e copa.
“Algumas espécies apresentam diversas cicatrizes de podas anteriores, executadas de forma errônea, que afetaram a distribuição do peso da copa, ficando desigual e assim aumentando o risco de tombamento”, completa a nota.

