Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Prefeitura de Altaneira publica edital de abertura de concurso público, após decisão judicial
O último concurso público organizado pela prefeitura de Altaneira ocorreu em 2015
Cícero Dantas
Foto: Divulgação

Após ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinação judicial, a prefeitura de Altaneira divulgou edital para realização de concurso público no município. 

Em 2023, a Promotoria de Justiça de Nova Olinda e Vinculadas de Altaneira e Santana do Cariri ajuizou Ação Civil Pública (ACP), movida pelo promotor de Justiça Ariel Alves de Freitas,  para que a gestão municipal suspendesse contratos temporários ilegais e fizesse concurso para provimento de vagas.

O último concurso público organizado pela prefeitura de Altaneira ocorreu em 2015. Desde então, os cargos no serviço público foram ocupados através de seleções públicas e contratações temporárias.

Antes de ingressar com a ACP, o MP Estadual chegou a entrar em contato com as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e de Saúde para entender o motivo pelo qual não havia concurso desde 2015. O município comunicou que as contratações temporárias atendiam a demanda dos serviços à coletividade. Porém, de acordo com o MP, não houve qualquer menção à situação de urgência e de excepcionalidade, que justificaria a escolha da modalidade durante esse período. 

Em resposta à ação do MP Estadual, a Vara Única da Comarca de Nova Olinda determinou, em agosto de 2023, que a gestão municipal fizesse concurso público e que as contratações temporárias fossem efetivas somente em caso de urgência ou excepcionalidade. 

Diante da situação, foi dado prazo de 180 dias para que a Prefeitura de Altaneira suspendesse todos os contratos temporários ilegais, sem origem no afastamento ou na licença de servidores efetivos, e se preparasse para fazer concurso público que preenchesse os cargos ocupados por servidores temporários. 

O Edital nº 001/2024, publicado pela prefeitura de Altaneira, oferta 195 vagas para ampla concorrência e 11 para pessoas com deficiência, com salários que variam de R$ 1.320,00 a R$ 4.688,35. 

Confira as vagas ofertadas:

Fundamental incompleto (auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas pesadas e pedreiro);

Fundamental completo (motorista);

Ensino médio completo (agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente fazendário, agente sanitário, agente social, auxiliar em saúde bucal, cozinheiro, eletricista, fiscal ambiental, fiscal de urbanismo, fiscal de tributos municipais, guarda municipal, porteiro, técnico em agropecuária, técnico de enfermagem, técnico em informática, técnico em recursos humanos, técnico em saúde e segurança do trabalho);

Ensino superior (assistente social, analista ambiental, auditor fiscal, bibliotecário, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, odontólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, professor pedagogo e professor em diversas áreas do conhecimento).  

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade