Compartilhar
publicidade
publicidade
Prefeitura do Barro é alvo de operação que investiga desvio de dinheiro público no contrato do lixo
A suspeita é que os agentes da prefeitura realizavam falsas medições dos serviços prestados, de modo que a empresa recebia os recursos públicos mesmo sem realizar os trabalhos integralmente.
Rogério Brito
Foto: MPCE

A Prefeitura do Barro, no Cariri, foi alvo nesta quarta-feira (17) de uma operação que apura a suspeita de desvio de recursos públicos em contrato de limpeza urbana do município. As ações foram desencadeadas pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), vinculado ao Ministério Público do Ceará (MPCE).

Com apoio da Polícia Civil, a operação “Varredura” cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra investigados em quatro cidades da região: Barro, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Caririaçu. O MP investiga crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa supostamente praticados por empresários e agentes públicos.

De acordo com o MP, a empresa responsável pela limpeza público no município faturou mais de R$ 9 milhões dos cofres públicos. “A suspeita é que os agentes da prefeitura realizavam falsas medições dos serviços prestados, de modo que a empresa recebia os recursos públicos mesmo sem realizar os trabalhos integralmente”, informou o Gecoc.

As investigações apuram também indícios de favorecimento ilícito na contratação da empresa, por meio de prorrogações irregulares do contrato. A pedido do órgão ministerial, a Justiça determinou ainda o afastamento de funções dos agentes públicos investigados e a suspensão de contrato com a empresa.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria