Compartilhar
Procuradoria Regional Eleitoral apura transferências suspeitas de eleitores em três municípios do Cariri
Foram identificados indícios de fraude na mudança de domicílio eleitoral em Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro.
Rogério Brito
TSE comprará mais de 170 mil urnas eletrônicas por R$ 1,179 bilhão
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

A Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará iniciou uma apuração sobre suspeitas de transferências irregulares de eleitores em três municípios do Cariri: Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro. A investigação foi encaminhada à Corregedoria Regional do TRE-CE após serem identificados indícios de fraude na mudança de domicílio eleitoral para essas localidades.

Em Altaneira, o número de eleitores chegou a superar o de habitantes, devido a um acréscimo que, segundo a procuradoria, pode ter sido resultado de um planejamento irregular envolvendo alistamentos e transferências. A cidade teve uma eleição acirrada em 2020, com apenas 347 votos de diferença entre a candidata eleita e a adversária derrotada.

Nos municípios de Antonina do Norte e Granjeiro, a procuradoria identificou um aumento expressivo nos pedidos de alistamento e transferência em 2024, durante o período permitido para alterações no cadastro eleitoral.

Além dessas três cidades, outros 15 municípios do Ceará também são alvos da investigação. A Procuradoria Regional Eleitoral solicitou à Corregedoria Regional Eleitoral a realização de correição no eleitorado das 18 localidades.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria