
Foto: Thiago Gadelha
O Partido dos Trabalhadores tem consolidado uma longa organização, a fim de se tornar uma das principais forças do estado no contexto dos municípios. Em entrevista concedida nesta semana, o presidente estadual do partido, Antônio Filho (Conin), afirmou que a meta da agremiação é eleger ao menos 55 prefeitos no Ceará em 2024.
A meta petista pode ser considerada ousada, já que em 2020 o partido saiu vencedor em apenas 18 municípios cearenses. Contudo, na avaliação interna da legenda, o momento atual é favorável à sigla, pois além de dispor do executivo estadual, com Elmano de Freitas, ainda conta com a administração federal, a partir do presidente Lula. Desta forma, a perspectiva partidária é que de fato será possível mais que triplicar a quantidade de vitórias nas cidades do Ceará.
Lembra-se que o partido já tem conseguido um conjunto importante de filiações, hoje o PT já está na chefia de 33 municípios, e o planejamento é chegar em ao menos 40 até as definições de candidatura para 2024.
Entre os nomes que irão ampliar a quantidade de prefeitos petistas está o titular do executivo municipal de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão, que está de saída do União Brasil.