Foto: Reprodução/ Instagram
A reforma da previdência municipal voltou a pautar as discussões na Câmara de Juazeiro do Norte. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), o servidor Gabriel Munguba, do Núcleo de Gerenciamento de Convênios da Prefeitura de Juazeiro do Norte, pediu o apoio dos parlamentares para o ingresso do Município no projeto ‘Previdência Sustentável’, que será executado por meio de convênio de cooperação técnica financeira entre o Sebrae e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
De acordo com o servidor, o projeto selecionará 60 municípios brasileiros, que receberão uma assessoria técnica para diagnosticar problemas e orientar a implementação de um conjunto de ações para o enfrentamento do desequilíbrio fiscal que passam esses municípios no curto, médio e longo prazo, especialmente quanto a situação financeira e atuarial. Ele esclareceu também que a participação não trará nenhum ônus ao município.
“O que estamos apresentando é a possibilidade de Juazeiro receber uma assessoria técnica. O projeto visa tanto buscar sanar o problema do déficit da previdência como também aumentar a arrecadação municipal”, explica Gabriel Munguba.
Conforme o edital, para efetivar a participação de Juazeiro na seleção será necessária a anuência da Câmara Municipal. Durante a sessão, vereadores se manifestaram favoráveis ao projeto, mas também criticaram a proposta de reforma da previdência enviada pelo Executivo à Câmara Municipal.
“Nós temos um problema muito grande com a questão da previdência. O prefeito editou um decreto onde cita um déficit muito grande. Esse déficit carece de explicações maiores. Na situação que foi apresentado o Previjuno está praticamente falido”, afirmou o vereador Capitão Vieira Neto (PTB).
O prazo para Juazeiro do Norte se candidatar é até o dia 3 de março. A divulgação dos classificados e a publicação do resultado final estão previstos para o dia 10 deste mês.

