
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Especulações sobre uma possível filiação de Ciro Gomes ao PSDB voltaram a animar o meio político no início desta semana. De acordo com informações publicadas por alguns veículos de comunicação, o ex-presidenciável estaria sendo amplamente convidado para retornar ao ninho tucano. Ciro já foi filiado ao PSDB nos anos 1990.
O presidente do PSDB Ceará, Tasso Jereissati, afirmou no início do mês que enxergava poucas chances de Ciro deixar o PDT, seu partido atual. Entretanto, o tucano disse que caso o fizesse, seria bem-vindo na legenda.
Gomes saiu derrotado de sua quarta campanha presidencial em 2022, desde então vem se mantendo reservado, sem tecer comentários sobre o quadro político atual. De acordo com interlocutores próximos ao ex-governador do Ceará, ele deve quebrar o silêncio apenas no final de abril.
Ciro foi filiado ao PSDB até 1996, quando passou a ter desentendimentos públicos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que o fez deixar a sigla. Salienta-se que até pouco tempo atrás, FHC e Ciro mantinham uma relação conflituosa, de atritos e farpas evidentes. Durante o último processo eleitoral, Ciro e o tucanato voltaram a estreitar laços.
O PDT está atualmente no governo Lula (PT), já que Carlos Lupi, presidente da sigla, assumiu o Ministério da Previdência.