Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Representatividade caririense na Câmara dos Deputados e AL-CE permanece pouco expressiva
No pleito de 2022, foram eleitos quatro deputados estaduais e três federais da região
Viviane Bastos
Foto: Reprodução

No domingo (2), quatro caririenses foram reeleitos para a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Dessa forma, em relação à representatividade, a região perde dois nomes, já que o deputado Nelinho (MDB) não se candidatou para uma reeleição e preferiu disputar uma cadeira na Câmara Federal e o suplente Pedro Lobo (PT) não foi reeleito.

Para representar em Brasília, dos 22 candidatos eleitos no Ceará, apenas três são do Cariri. Confira o levantamento: 

Assembleia Legislativa do Ceará

Fernando Santana (PT), de Juazeiro do Norte, obteve a quarta maior votação no estado (111.639 votos) e segue para um novo mandato em 2023. Além do petista, foram reeleitos os deputados Davi de Raimundão (MDB), Danniel Oliveira (MDB) e Guilherme Landim (PDT).

O suplente em exercício, Pedro Lobo, do Crato, não conseguiu a reeleição. O petista, que assumiu a cadeira do governador eleito, Elmano de Freitas (PT), conquistou 16.519 votos e é o 4º suplente.

Câmara Federal

Já para a Câmara dos Deputados, foram eleitos três caririenses: Eunício Oliveira (MDB), Idilvan Alencar (PDT) e Yury do Paredão (PL). Eunício, que tem articulação em Brasília há anos, retorna à Câmara Federal. De Nova Olinda, Idilvan segue para um novo mandato. Já o empresário Yury estreia na política como deputado federal pelo partido que forma maior bancada, com 99 parlamentares.

Em 2018, o Cariri era representado por dois nomes, Idilvan e Pedro Bezerra (PDT). Em 2022, Pedro não tentou reeleição. Em seu lugar, quem disputou uma vaga foi o ex-prefeito de Juazeiro do Norte e pai do deputado, Arnon Bezerra (PDT). O pedetista, no entanto, não conseguiu se eleger e obteve 37.057 votos.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade