Foto de 1933 com a legenda "300 dias sem um pedaço de pão", retrata o extermínio de ucranianos que ficou conhecido como Holodomor (Foto: Mykola Bokan/Museu Holodomor)
Em meio aos ataques da Rússia, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) apresentou um projeto para reconhecer o extermínio de ucranianos por meio da fome como genocídio e instituir o quarto sábado de novembro como Dia de Memória do Holodomor. A proposição deve ser analisada pelos parlamentares em breve.
Conhecido como Holodomor – que tem origem na expressão ucraniana holodom, que significa “matar pela fome” – o episódio resultou na morte de 3 milhões de ucranianos por meio de uma política soviética entre 1932 e 1933.
Na justificativa de seu projeto, Alvaro Dias afirma que o governo de Josef Stalin adotou uma política de coletivização de terras e requisição compulsória de grãos e cereais, em que a Ucrânia foi obrigada a contribuir desproporcionalmente com sua produção, desorganizando o ciclo produtivo e causando grave fome e busca pelo êxodo.
A comemoração anual na data proposta, segundo o senador, já é observada pelo mundo, tanto na Ucrânia, quanto por comunidades de ucranianos e seus descendentes vivendo em outros países.
“Os olhos da história, a memória da consciência universal e a inteligência dos povos serão sempre a garantia da proclamação dos direitos humanos e da condenação implacável da brutalidade e da vilania. Tenho plena consciência de que para os ucranianos espalhados pelo mundo — notadamente para os 600 mil descendentes que vivem no Brasil — o presente projeto de lei é uma manifestação basilar à memória das vítimas do Holodomor”, diz no texto.
Fonte: O Tempo
