Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Servidores estaduais terão reajuste salarial de 5,62%, afirma Elmano de Freitas
O aumento foi confirmado nesta quarta-feira (20), e será pago a partir da folha salarial referente ao mês de julho.
Paulo Junior
Foto: Reprodução

O governo do Ceará decidiu nesta quarta-feira (20) que irá conferir 5,62% de reajuste salarial aos servidores públicos estaduais. Esse percentual é 1% acima da inflação acumulada ao longo de 2023, o que garante um pequeno ganho real aos profissionais. O incremento na remuneração abarcará todos os 133 mil servidores da rede, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.

Indica-se que o percentual destacado acima foi definido pelo chefe do executivo estadual, Elmano de Freitas (PT), após algumas reuniões com representantes da categoria. Pondera-se, todavia, que o valor começará a ser pago apenas na folha salarial referente ao mês de julho.

A Secretaria da Fazenda vinha defendendo, em princípio, que o aumento fosse apenas de 4,62%, o que significaria apenas a recomposição da inflação, porém, a proposta foi recusada pela categoria, que seguidamente defende o ganho real. Frisa-se que o aumento concedido terá um impacto de R$384 milhões nas contas do executivo estadual.

O governador comentou o valor de aumento e afirmou que trata-se de um reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos servidores: “tantos homens e mulheres que se dedicam dia e noite para servir a nossa população”. 

No diálogo com os representantes do funcionalismo, o petista também anunciou algumas outras medidas que contemplam os profissionais do setor público em nível estado, entre elas o reajuste do valor da diária de viagem do servidor em 50%. Essa medida será tomada por meio de decreto. Elmano também disse que está enviando para a Assembleia uma série de projetos que atendem demandas do funcionalismo, como projeto para reestruturar a remuneração de professores do magistério superior, projeto para estabelecimento do piso dos agentes comunitários de saúde e entre outros.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade