Foto: TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quinta-feira (29) a terceira sessão do plenário da corte para julgar a ação que pode levar o ex-presidente Bolsonaro à inelegibilidade. O julgamento começou na última quinta-feira (22), quando o relator da ação apresentou os fatos e fez um vasto resumo sobre os documentos que norteiam a ação movida pelo PDT.
Na sessão da terça-feira (27) aconteceu o primeiro voto. Em quase 3 horas de leitura, o ministro Benedito Gonçalves apresentou os pontos que o levaram a se manifestar em favor da condenação do ex-presidente. Hoje, a sessão será aberta com o voto do ministro Raul Araújo. A perspectiva é que seja possível que todos os ministros que faltam consigam apresentar suas posições nesta quinta, finalizando o julgamento.
Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e econômico. O objeto da acusação é uma reunião com embaixadores ocorrida em julho de 2022, naquela época presidente da República, Bolsonaro teceu acusações sobre o sistema de votação brasileiro, e alegou que a eleição poderia ser fraudada. Afirmou, ainda, que o procedimento eleitoral não seria auditável. Todas as falas foram prontamente desmentidas por veículos de imprensa e pela própria Justiça Eleitoral.
Bolsonaro também é acusado de usar a estrutura de comunicação estatal em seu favor, já que obrigou a transmissão da reunião, ocorrida no Palácio do Planalto, pela TV Brasil, emissora pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Assista à terceira sessão de julgamento

