Darlan Lobo (Foto: Rogério Brito/ Site Miséria)
O ex-secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Diogo Machado, foi alvo de denúncia por suposto favorecimento em contratos com a Prefeitura de Juazeiro do Norte. As acusações foram feitas pelo vereador Darlan Lobo (PTB), durante a sessão plenária dessa quinta-feira (22), na Câmara Municipal.
Em seu pronunciamento, Darlan apontou suposto favorecimento a uma empresa que, segundo ele, é ligada a Diogo Machado. As denúncias são referentes a dois contratos com a prefeitura, uma licitação de aluguel de imóvel – de R$ 10 mil – e outra para venda de pneus e câmaras de ar para manutenção da frota do município, com valor aproximado de R$ 1,3 milhão.
O vereador apresentou extrato de contrato que menciona a Machado & Sá Barreto Comércio de Pneus LTDA como ganhadora de uma das licitações, com contrato assinado no último dia 6. Segundo Darlan, a empresa tem como sócio um irmão do ex-titular da Semasp. Para ele, trata-se de um esquema para pagar favores eleitorais da campanha de 2020.
“A gente já vê o direcionamento, o favorecimento. Em janeiro de 2021, 15 vereadores já diziam que nomeação do secretário era para tirar da secretaria valores que foram gastos na campanha [eleitoral de 2020]. A gente vê um esquema montado para favorecer pessoas”, disse o vereador.
De acordo com Darlan, as denúncias serão encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parlamentar disse que vai pedir a suspensão dos dois contratos. Machado, por sua vez, não se manifestou sobre as denúncias até o fechamento desta matéria. Caso haja manifestação do ex-secretário, o texto será atualizado.

