Procedimento citando o vereador Michael Martins tramita na Justiça Federal de Juazeiro (Foto: Reprodução)
A denúncia sobre suposta prática de crime cometido por vereador no Cariri avança para a fase final nos trâmites na Justiça Federal de Juazeiro. Trata-se do vereador de Várzea Alegre, Michael Martins, que é réu em processo que tramita na Justiça Federal em Juazeiro, sendo investigado por crime contra o sistema financeiro. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele obteve financiamento de R$ 46.270,26 pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) sem uso devido dos recursos.
Conforme a denúncia, teria utilizado o dinheiro na compra de um veículo Fiat Strada e alugado o mesmo à empresa FORTCAP, que exerce atividade vinculada à bingos sem relação com atividade rural. Na sua defesa, Michael alegou que o fato não tipifica crime e anda chama atenção ainda para a prescrição virtual. Já a Juíza Federal em Juazeiro, Gabriela Lima Fontenelle Câmara, está agendando audiência de instrução e julgamento do caso.
O vereador alegou que os recursos adquiridos foram investidos na sua propriedade rural. Perante a polícia disse que o projeto de plantar bananas não prosperou, levando-o a uma situação patrimonial difícil por ter que pagar o financiamento. Para o MPF, o dinheiro foi aplicado em finalidade diversa da prevista no contrato dos recursos provenientes de instituições oficiais. Já a juíza considera que os documentos são insuficientes para demonstrar qualquer circunstância que exclua o crime ou isente o réu.

