Foto: Reprodução/ Facebook Câmara de Juazeiro do Norte
A definição do homenageado que dará nome à Unidade de Pronto Atendimento Animal de Juazeiro do Norte (UPA Animal), que está sendo construída no bairro Cidade Universitária, provocou uma queda de braço entre vereadores. Na Câmara, dois projetos de lei para nomear o equipamento começaram a tramitar – um deles já aprovado pelo plenário.
O PL 045/2024, do vereador Rafael Cearense (Podemos), denomina o equipamento de Francisco Primo Bezerra, em homenagem ao pai do vereador Beto Primo (Podemos). A matéria começou a tramitar em 13 de junho e foi aprovada no dia 9 de julho, com apenas um voto contrário, o da vereadora Jacqueline Gouveia (PT).
Apesar do voto contrário, Jacqueline disse, durante as discussões, não ter ficado chateada com a indicação. A parlamentar, porém, apresentou um projeto semelhante no dia 20 de junho. O PL 049/2024 denominada o equipamento de UPA Animal Django, em homenagem ao jumento de estimação da parlamentar.
“A mãe de Django morreu por conta de maus-tratos, quando este órfão e sem cuidado, foi largado à deriva pelas ruas de Juazeiro do Norte, sendo então recolhido pelo Centro de Zoonoses e adotado. Django representa a libertação dos animais usados na tração, o cuidado e o respeito à vida para com os não semelhantes”, justifica a vereadora.
A proposição ainda autoriza a nomenclatura e homenagem a animais em prédios e espaços públicos de Juazeiro do Norte. O PL aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, antes de ser encaminhado para votação. A Câmara segue em recesso paramentar e deve retomar os trabalhos no início de agosto.

