
Foto: Reprodução
O deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) foi escolhido para presidir a Comissão Mista do Congresso Nacional que vai analisar a Medida Provisória (MP) nº 1301/2025, que institui o programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa prevê investimento anual de R$ 2 bilhões e tem como objetivo reduzir o tempo de espera para consultas com médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS), com atenção especial ao tratamento oncológico.
A indicação de Yury foi confirmada nesta terça-feira (8), durante reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O programa contempla seis especialidades consideradas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
Entre as ações estratégicas previstas estão o credenciamento de instituições privadas para atendimento complementar, a ampliação dos horários nas unidades públicas e a conversão de dívidas de planos de saúde e hospitais privados em atendimentos ao SUS.
“Agradeço ao ministro Padilha e aos meus pares no Congresso Nacional pela indicação como presidente desta comissão mista, que trata de uma ferramenta de referência de saúde pública mundial, que é Sistema Único de Saúde. Vamos ouvir especialistas, colher sugestões e propor ajustes para assegurar que o texto final da MP atenda da melhor forma a nossa população”, pontuou Yury.
A Comissão Mista será instalada nos próximos dias. Após a análise, que pode durar até 120 dias, a proposta será votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado antes de ser aplicada de forma definitiva.