Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Desde o mês de abril é esperado que o grupo situacionista da cidade de Crato anuncie oficialmente quem será o candidato que irá disputar a sucessão do prefeito Zé Ailton Brasil (PT). Em princípio, a informação deveria ser divulgada nesse sábado (1), porém, por decisão do chefe do executivo municipal esse momento foi adiado.
Em entrevista concedida nesta manha (4), Zé Ailton afirmou que o adiamento se deu pela necessidade de manter alguns diálogos. Ele afirmou que ainda não havia conversado com agentes políticos importantes para o contexto local e regional, como o governador Elmano de Freitas (PT) e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT). Contudo, foi enfático ao dizer que tal informação será publicizada na próxima sexta-feira (7). As declarações foram dadas ao Programa Bom dia Cariri, veiculado na Rede Aleluia.
Segundo o político, o anúncio será feito por meio de uma coletiva de imprensa em local ainda não definido. O prefeito detalhou que nos próximos dias toda a imprensa será convidada. Ele adiantou que o evento acontecerá a partir das 17h, e contará com a presença do líder do governo Lula (PT) na Câmara Federal, José Guimarães (PT).
Há uma série de nomes com possibilidade de indicação. Até o momento a projeção é que a cabeça de chapa seja do Partido dos Trabalhadores, portanto, de modo mais direto disputam esse local quatro postulantes: Pedro Lobo, André Barreto, Rondinelle Brasil e Eliane Estrela.
Zé Ailton pontuou que, em princípio, ainda não deve ser divulgada a chapa completa, ou seja, o apontamento de quem ocupará a vice deve ficar apenas para o período das convenções partidárias. O prefeito defendeu que a chapa não seja pura, portanto, há projeção de o PT realize alguma composição em Crato.

