
Prefeitos batem o martelo na B3. (Foto: Divulgação/ Prefeitura do Crato)
O Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares Cariri) realizou nessa quinta-feira (15), na B3, em São Paulo, o leilão da concessão dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos nos municípios da Região Metropolitana do Cariri, com excessão de Juazeiro do Norte, que ainda não integra o grupo. Na ocasião, 5 prefeitos de municípios que integram o consórcio bateram o martelo e anunciaram a empresa Aegea como arrematadora do leilão.
“O Cariri hoje faz história! Quando finalizado, vamos acabar com os lixões que temos nas cidades consorciadas do Cariri. Serão investidos mais de R$ 680 milhões em infraestrutura e gerenciamento. Ganha o meio ambiente, a saúde pública e o turismo”, disse o prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva.
Conforme o projeto, o prazo de concessão dos serviços será de 30 anos e beneficiará, inicialmente, mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento, podendo chegar a quase um milhão de caririenses ao longo da estruturação. O leilão realizado teve como critério o de oferta menor valor das tarifas.
Nove municípios integram o consórcio: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Juazeiro do Norte ainda não definiu como atuará para ingresso ao projeto. O Executivo juazeirense já manifestou interesse em integrar o consórcio, mas proposta foi rejeitada pela Câmara de Vereadores no ano passado.