Compartilhar
publicidade
publicidade
Presidente sanciona aumento de 9% para servidores federais
O aumento já estava em vigor por meio de Medida Provisória, e acontece após seis anos sem reajuste.
Paulo Junior
Foto: Marcelo Camargo

A edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU) trouxe a sanção do presidente da República para o reajuste salarial do funcionalismo público. Lembra-se que o valor já está sendo pago deste 1° de maio, porém, havia entrado em vigor através de uma Medida Provisória. Assim, ainda havia necessidade de oficialização do incremento salarial por meio de lei.

O aumento concedido de forma linear a todos os servidores federais foi de 9%. Pontua-se que este percentual atinge os funcionários ativos, aposentados e pensionistas.  O texto da lei já tinha sido aprovado pelo Congresso Nacional no final de agosto, entretanto, somente foi sancionado pelo presidente nesta semana.

Em números totais, pode-se indicar que o reajuste alcança mais de 1 milhão de servidores, destes, cerca de 533 mil são ativos. Todavia, ainda existem outros  450 mil que estão aposentados e aproximadamente 167 mil que são pensionistas. Acrescenta-se que esses trabalhadores também tiveram uma elevação de R$200 no vale alimentação.

Lembra-se que o aumento salarial em destaque vem após seis anos sem nenhum tipo de incremento.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria