Compartilhar
publicidade
publicidade
Receita Federal recebeu cerca de 41 milhões de declarações de imposto de renda
Em caso de declaração atrasada, a Receita orienta que o contribuinte preencha o documento e envie utilizando o mesmo processo.
Juliana Sátiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após finalizar o prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, a Receita Federal contabilizou 41.151.515 documentos entregues. Os contribuintes que obrigatoriamente teriam que apresentar a declaração, mas não enviaram, devem receber multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido.

Em caso de declaração atrasada, a Receita orienta que o contribuinte preencha o documento e envie utilizando o mesmo processo. Ao transmitir a declaração, a notificação de lançamento e o DARF da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic – a taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.

O prazo para declaração se encerrou nessa quarta-feira (31), o número de documentos apresentados superou as expectativas iniciais. De acordo com o Fisco, o processo transcorreu de maneira “tranquila e dentro da normalidade”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria