Compartilhar
3 municípios cearenses terão novas eleições para prefeito em março
As eleições suplementares foram convocadas após a cassação das chapas eleitas nas três cidades por crimes eleitorais.
Rogério Brito
Urna eletrônica | Foto: Reprodução

Os municípios cearenses de Choró, Senador Sá e Potiretama terão novas eleições no próximo dia 1º de março. A data foi definida nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Conforme o cronograma, as convenções partidárias devem ocorrer entre os dias 23 e 25 de janeiro.

As eleições suplementares foram convocadas após a cassação das chapas eleitas nas três cidades por crimes eleitorais. Entre os três casos, o que teve maior repercussão foi o de Choró. O prefeito Bebeto Queiroz (PSB) sequer chegou a tomar posse e está foragido há mais de um ano, desde 5 de dezembro de 2024.

Bebeto teve o mandato cassado por compra de votos e ficou inelegível por oito anos. Em setembro do ano passado, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) denunciou que o prefeito poderia estar escondido em Juazeiro do Norte.

Em Potiretama, o prefeito Luan Dantas (PP) e a vice-prefeita Solange Campelo (PT) perderam os mandatos após o TRE-CE entender que houve uso indevido de meios de comunicação e de propaganda institucional em período vedado durante as eleições de 2024.

Já em Senador Sá, além do abuso de poder político, o Tribunal reconheceu a ocorrência de abuso de poder econômico. O prefeito Bel Júnior (PP) e a vice-prefeita Maria Veriani (PP) realizaram um evento financiado pelo então candidato, com estrutura de comício, festas, brindes e distribuição de alimentos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria