Foto: (Honório Barbosa/Diário do Nordeste)
O mês de novembro inicia com uma baixa na capacidade dos reservatórios do Ceará. Dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 65 encontram-se com volume abaixo de 30%. Em relação ao mesmo período do ano passado, 69 açudes estavam na mesma condição.
O número de açudes com baixa capacidade vem aumentando desde o mês de outubro, quando o estado registrou 59 reservatórios com o índice abaixo de 30%.
Nesta segunda-feira (7), o estado contabiliza 9 açudes com volume acima de 90% e 3 açudes encontram-se sangrando, sendo dois localizados na região Metropolitana e um no Alto do Jaguaribe. No ano passado, apenas o reservatório de Caldeirões, no Alto do Jaguaribe, estava com o volume acima de 90%.
As chuvas na região contribuíram para o volume positivo nos reservatórios durante o primeiro semestre do ano. Já neste segundo semestre, caracterizado pela redução de chuvas, o mês de novembro iniciou com precipitações isoladas na região do Cariri, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, ultrapassando 100 mm.

