
Foto: SSPDS
Um total de 813 policiais (764 militares e 49 civis) está sendo capacitado para atuar na prevenção da violência nas escolas do Ceará. A iniciativa é da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).
Ao todo, 1.247 profissionais da segurança pública participam da capacitação, incluindo bombeiros militares, profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Além dos servidores estaduais, o treinamento também abrange 388 guardas municipais de 30 municípios cearenses, que atuarão diretamente na segurança das escolas.
O curso tem previsão de conclusão em 11 de março. A carga horária total é de 50 horas-aula e abrange disciplinas essenciais para a compreensão e atuação no ambiente escolar, como “A violência no ambiente escolar” e “O papel do profissional de segurança pública na prevenção”.
“A expectativa é que, com a formação, os agentes estejam ainda mais preparados para atuar preventivamente, garantindo a tranquilidade de alunos, professores e toda a comunidade escolar no Ceará”, afirma o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.