Compartilhar
publicidade
publicidade
Governo do Ceará inicia distribuição de kits de absorventes às escolas públicas estaduais
Além da entrega dos produtos, ações de conscientização sobre a higiene menstrual e atenção à saúde íntima devem ser realizadas
Yanne Vieira
Foto: Thiara Montefusco/ Ascom Seduc

Nesta quarta-feira (29), o Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou a entrega de kits de absorventes às escolas da rede de ensino público estadual, que devem ser distribuídos às alunas. Além da entrega dos produtos, ações de conscientização sobre a higiene menstrual e atenção à saúde íntima devem ser realizadas. O repasse dos kits deve continuar no início de janeiro.

De acordo com a Seduc, a medida deve beneficiar 212.544 estudantes, que receberão mensalmente um kit contendo dois pacotes de absorventes com oito unidades cada. Ao longo de um ano, devem ser entregues 2.550.528 conjuntos deste tipo, totalizando um investimento de cerca de R$ 9,5 milhões.

O governador Camilo Santana (PT), sancionou, em julho deste ano, uma lei que autoriza a aquisição e distribuição de absorventes higiênicos a estudantes da rede pública estadual e também das universidades estaduais. De acordo com a Seduc, a ação tem o propósito de combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar, evitando constrangimentos e o abandono escolar, além de minimizar o risco de doenças.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a pobreza menstrual, que é caracterizada como a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, evidencia inúmeros além dos problemas de saúde, problemas sociais, e 12% da população do planeta vivencia essa realidade todos os meses. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e direito humano.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria