Compartilhar
publicidade
publicidade
Águas do Rio São Francisco chegam ao açude Castanhão, principal reservatório do Ceará
No último dia 2 de março, o Site Miséria publicou matéria sobre a importância da chegada das águas do Velho Chico, através do projeto estadual Cinturão das Águas, para garantir a segurança hídrica do Cariri. Agora, mais regiões comemoram.
Alan Clyverton
Obra foi iniciada no governo do ex-governador Cid Gomes.
(Foto: Antonio Rodrigues)

Na tarde de ontem (10), as águas do rio São Francisco, através do projeto Cinturão das Águas, do Governo do Estado do Ceará, chegaram ao açude Castanhão, em Nova Jaguaribara. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana, beneficiando cerca de 4,5 milhões de pessoas. O governador Camilo Santana comemorou em suas redes sociais.

A previsão inicial era que o deságue no açude Castanhão acontecesse em 30 dias, mas as últimas chuvas fizeram o nível do rio Salgado subir, auxiliando no volume fluvial, e resultando no encurtamento desse prazo. Ao longo do percurso, Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara presenciaram a passagem das águas.

Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o último dia 1° de março, quando foi aberta a comporta do KM 53, do Cinturão das Águas, em Missão Velha.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria