CNH Popular passa a englobar pessoas LGBTI+ e categorias D e E. | Foto: Governo do Estado do Ceará
Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovaram, na última terça-feira (16), o projeto de lei que amplia o programa CNH Popular para a população LGBTQIAPN+ e para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E. A proposta é de autoria do Governo do Estado.
O Projeto de Lei nº 100/25 atualiza o programa CNH Popular, que garante acesso gratuito à primeira habilitação para pessoas de baixa renda. Com a mudança, pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social passam a integrar oficialmente o grupo de beneficiários.
A ampliação para as categorias D e E foi incluída por meio de emenda do próprio Executivo estadual. A medida possibilita a obtenção gratuita de habilitação para veículos de transporte de passageiros e cargas, como ônibus, caminhões, carretas e veículos articulados, além das categorias A e B, já contempladas.
Após a aprovação no Plenário 13 de Maio, a matéria segue agora para sanção do governador Elmano de Freitas (PT).
O que diz o projeto
O texto institui, no âmbito do Poder Executivo do Ceará, o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, vinculado à Secretaria da Infraestrutura, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
O objetivo é possibilitar, de forma gratuita, o acesso à primeira CNH para pessoas de baixa renda, incluindo isenção de taxas e demais despesas do processo de formação e concessão do documento, nas categorias A e B e, em caso de nova classificação, também nas categorias D e E.
Entre os beneficiários previstos estão pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e pessoas LGBTQIAPN+. Para este último grupo, o projeto estabelece que a inscrição no programa estará condicionada ao atendimento de critérios de vulnerabilidade social, que serão definidos em regulamento.
LEIA TAMBÉM | Governo lança aplicativo CNH Brasil com novas regras para tirar habilitação

