Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Anac autoriza operação de aeronaves a jato no aeroporto de Sobral
A autorização se deu a partir do investimento no novo sistema de iluminação e da homologação do equipamento por parte do Comando da Aeronáutica.
Juliana Sátiro
Foto: Tiago Stille

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o Aeroporto Regional Luciano de Arruda Coelho, do Município de Sobral, a realizar operação de aeronaves a jato. A autorização se deu a partir do investimento no novo sistema de iluminação e da homologação do equipamento por parte do Comando da Aeronáutica.  Inspeções para instalação do sistema vinham sendo realizadas no aeroporto desde abril.

O sistema Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) instalado no local é um equipamento de iluminação que auxilia pilotos no momento da aproximação para pouso. O Papi é uma condição da Anac para que novos aeroportos possam receber a operação de aeronaves a jato.

“O Papi indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante segurança no momento da aproximação da aeronave para o pouso”, conta o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Marcus Pacobahyba.

A autorização é um grande avanço para o o desenvolvimento do tráfego aéreo na região Norte. Os aeroportos de Aracati e Jericoacoara já operam com o Sistema Papi no auxílio do pouso das aeronaves. Outros quatro aeroportos (Crateús, Iguatu, São Benedito e Tauá) também passam pelo processo de homologação dos Papis para incremento da segurança das operações.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade