Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Assinada ordem de serviço para construção de mais 101 km da ferrovia Transnordestina
O trecho corta os municípios de Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim, no Interior do Ceará.
Rogério Brito
Foto: Divulgação/TSLA

A ordem de serviço para execução dos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina foi assinada nesta terça-feira (23), em Fortaleza. Com 101 km no total, o trecho corta os municípios de Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim, no Interior do Ceará. O investimento é de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Conforme o projeto, os serviços nos lotes 4 e 5 incluem cinco milhões de metros cúbicos de movimento de terra, 11 viadutos, cinco pontes e todo o sistema de drenagem, além das camadas de substrato do corpo da ferrovia. A primeira fase do empreendimento já atingiu 70% de execução.

No total, a ferrovia aterá 1.206 km de extensão, atravessando 53 municípios em três estados do Nordeste No Ceará, ela terá 608 km e funcionará com três terminais de carga. Um dos terminais, com foco em grãos, ficará na região entre Iguatu e Quixadá, além de outros dois para combustíveis e fertilizantes, que ainda serão definidos.

“A Transnordestina cruza o sertão, entrando pelo Cariri, passando pelo Sertão Central e Maciço de Baturité, até chegar ao Porto do Pecém. Nosso polo calçadista também vai poder exportar”, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT), durante a assinatura da ordem de serviço.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade