Compartilhar
Publicidade
Publicidade
BNDES e Fida lançam edital de R$ 1 bilhão para programa destinado a 250 mil famílias do semiárido nordestino
A expectativa é capacitar 250 mil famílias. Neste primeiro momento, serão selecionadas as iniciativas de apenas quatro Estados.
Rogério Brito
O anúncio foi feito durante reunião do Consórcio Nordeste, em Brasília. (Foto: Fábio Duarte)

Um edital anunciado nesta terça-feira (18) prevê investimento na ordem de R$ 1 bilhão para o desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. O anúncio foi feito durante reunião do Consórcio Nordeste, em Brasília. A iniciativa é do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida), em parceria com o BNDES.

A expectativa é capacitar 250 mil famílias para a adoção de sistemas de produção agropecuária resilientes, conservação de recursos hídrico e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. O edital vai receber propostas de todo o Nordeste, mas, neste primeiro momento, serão selecionadas as iniciativas de apenas quatro Estados.

Na reunião, o governador Elmano de Freitas (PT) defendeu a construção de projetos econômicos para elevar a renda dos pequenos produtores. Ele citou, por exemplo, a agroindústria de Laticínios Terra Conquistada, no Assentamento Nova Canaã, que fica no distrito de Lacerda, em Quixeramobim.

“Os assentados passaram a ter renda de meio salário para um salário e meio. Com expectativa ainda de aumento com o crescimento da produção. É preciso gerar oportunidades e fortalecer a agricultura familiar”, ressaltou o governador.

“É um projeto pioneiro internacional que vai mostrar como a população mais pobre do campo pode se preparar para extremos climáticos, ter melhores práticas, sequestrar carbono, gerar renda, preservar e ter acesso a recursos hídricos, aumentar a produtividade agrícola, ter energia sustentável e limpa. Vai ser muito impactante”, destacou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade