Compartilhar
publicidade
publicidade
Deputado pede prisão preventiva de dona de canil que mantinha 130 cães em situação de maus-tratos em Brejo Santo
Célio Studart informou que apresentou um ofício ao Ministério Público (MP) e à Polícia Civil solicitando a prisão preventiva da responsável.
Rogério Brito
Animais resgatados em canil clandestino de Brejo Santo.
Animais foram encontrados desnutridos e com carrapatos. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) pediu, nesta segunda-feira (22), a prisão da responsável por um canil que mantinha 130 cães em situação de maus-tratos em Brejo Santo, no Cariri. Na semana passada, os animais foram resgatados por ativistas da causa animal e representantes da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa).

A mulher é suspeita de manter os animais em situação de abandono, sem as mínimas condições de higiene, mas foi liberada após ser conduzida à Delegacia de Polícia Civil. O deputado informou que apresentou um ofício ao Ministério Público (MP) e à Polícia Civil, solicitando a prisão preventiva da responsável.

“É inadmissível que um caso dessa gravidade termine sem uma resposta firme do Estado. Estamos falando de dezenas de animais submetidos a uma situação cruel, o que configura crime. […] A impunidade só estimula novos crimes. Precisamos dar um basta nos maus-tratos”, disse o deputado.

Conforme as denúncias, os animais eram utilizados para reprodução e posterior comercialização. De diversas raças, eles foram encontrados em ambientes pequenos, apresentando sinais de debilidade, com pelos embolados, sujos, infestados por carrapatos, além de desnutrição, desidratação e doenças de pele.

Após o resgate, os cães passaram a receber suporte da ONG Cariri Protetores. Os casos mais graves foram encaminhados ao PET Social Patinhas de Rua para atendimento especializado. “Foi uma mobilização de gente que acredita que toda e qualquer violência contra os animais devem ser duramente combatidas”, publicou o Instituto Lilica nas redes sociais.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria