Foto: Thiago Gaspar/ Governo do Ceará
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesau) anunciou, neste sábado (8), a ampliação da cobertura de vacinação contra a influenza para todos os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. Considerando a estimativa populacional de todos os perfis indicados, espera-se vacinar mais de três milhões de cearenses.
A partir desta segunda-feira (10), o imunizante poderá ser aplicado, além de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência, entre outros.
De acordo com a Sesau, a ampliação dos grupos acompanha o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas, a imunização do público infantil foi iniciada no último dia 27 de março no Ceará, antecipando o calendário de vacinação do Ministério da Saúde.
Para a receber a aplicação do imunobiológico, é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução da aplicação é de responsabilidade dos municípios. A Sesau recomenda consultar a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde em caso de dúvidas.