Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará confirma 3º caso de varíola dos macacos
Caso suspeito em Juazeiro do Norte segue em investigação
Yanne Vieira
Doença mortal já afetava humanos muito antes do que imaginávamos
Pesquisa mostra que varíola pode estar circulando em nosso planeta desde a época dos vikings (Getty Images)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou, neste domingo (10), o terceiro caso confirmado de varíola dos macacos (Monkeypox) no Estado. O paciente do sexo masculino é residente de Fortaleza, tem 26 anos e histórico recente de viagem ao estado de São Paulo.

Os outros dois casos confirmados são residentes da capital Fortaleza, sendo um homem de 35 anos e em Russas, um homem de 43 anos.

No Ceará, foram notificados 26 casos suspeitos, destes, 16 foram descartados laboratorialmente: Fortaleza (9), Maracanaú (1), Cedro (1), São Gonçalo do Amarante (1), Caridade (1), Caucaia (1), Ocara (1) e Guaramiranga (1). Sete casos seguem em investigação, notificados pelos municípios de Aracoiaba (1), Juazeiro do Norte (1), Fortaleza (3), Quixadá (1) e Maranguape (1). Entre os suspeitos, quatro são do sexo masculino e três são do sexo feminino.

De acordo com a Sesa, em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. Além do monitoramento do cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria