Teste de Covid-19 (Foto: Myke Sena/MS)
A partir desta sexta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encerra a operação dos Centros de Testagem (CTs) gratuitos e da rede parceria (Sesi, Sesc e Senac) na capital e no interior do estado. Os testes seguem sendo efetuados nas unidades de saúde dos municípios.
De acordo com a Sesa, a medida se dá pela queda contínua dos casos de covid-19 em agosto deste ano, após a quarta onda da pandemia.
A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, Sarah Mendes, explica que “na atenção básica, nos postos de saúde, ou na média e alta complexidade, nos hospitais, há testagem para suspeitos sintomáticos ou pacientes com síndromes gripais”, ressalta.
Sarah Mendes afirmou ainda, que, “caso haja um novo crescimento de casos ou uma nova onda da covid-19 no estado, poderemos reativar esses equipamentos”, conclui.
De acordo com a Sesa, o cenário mais controlado da doença só foi possível devido ao avanço da vacinação contra a covid-19 no Ceará, que figura na terceira colocação do ranking nacional de coberturas vacinais por esquema completo (primeira segunda doses) e por doses de reforço, atrás somente de São Paulo e Piauí.
As autoridades em saúde seguem recomendando a vacinação da população, incluindo as doses de reforço, para que sejam mantidos os avanços econômicos e sociais conquistados com a redução dos indicadores da doença.

