Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará intensifica cobertura vacinal dos povos indígenas
A vacinação está sendo realizada nos territórios dentro do calendário de 2023 do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Yanne Vieira
Foto: Thiago Gaspar

Nesta segunda-feira (17), o Ceará recebeu o lançamento do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, através da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). A ação foi realizada na Escola Indígena Tapeba do Trilho, no município de Caucaia.

O objetivo da campanha nacional é reforçar as ações de imunização dos povos indígenas em todo o Brasil e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal.

O momento contou com as presenças da vice-governadora Jade Romero; do secretário especial da Sesai, Weipe Tabepa; das secretárias Tânia Mara, da Saúde do Ceará, e Juliana Alves, dos Povos Indígenas; além de outras autoridades, lideranças e a comunidade.

A vacinação está sendo realizada nos territórios dentro do calendário de 2023 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Atualmente existem 15 povos (etnias) e 22 terras indígenas situadas em 19 municípios do Ceará. Totalizando em cerca de 36 mil indígenas em todo o estado, conforme a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). Desse quantitativo, 10 mil estão em Caucaia.

Segundo dados do Ministério da Saúde, na campanha de vacinação dos povos indígenas contra influenza em 2022, o Ceará foi o único estado brasileiro que obteve cobertura vacinal pretendida.

Tânia Mara, titular da Sesa, reforçou as ações de mobilização em prol da vacina, “o Programa Nacional de Imunizações está sendo fortalecido. No último sábado, o Governo do Ceará inovou e realizou o Dia D estadual. Hoje, nós enfrentamos uma baixa cobertura vacinal na população, mas os povos indígenas são exemplos. Portanto, é extremamente importante essa campanha”, pontua.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria