Foto: Hiane Braun/ Gov do Ceará
Nesta segunda-feira (5), dia mundial do meio ambiente, foi lançado o Plano ABC+Ceará, Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (2020-2030). O documento foi entregue ao governador Elmano de Freitas (PT), durante a cerimônia em alusão ao início do Junho Ambiental.
A iniciativa do Plano conta com o apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) e foi coordenado pelo Grupo Gestor Estadual – Plano ABC+ (GEE-CE) da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Na ocasião, o representante do programa Cientista-chefe Meio Ambiente Sema Funcap, Gabriel Nudo, ressaltou a importância do lançamento para as ações voltadas ao meio ambiente.
“Esse plano consiste em um conjunto de políticas e planos estaduais destinados a aumentar a resiliência dos sistemas agrícolas e as mudanças climáticas, e também reforça o papel da agricultura como principal agente para a mitigação das mudanças climáticas”, explicou o cientista.
O documento institucionaliza o compromisso formal do estado do Ceará em colaborar para a redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) provenientes das atividades agrícolas e pecuárias. Além de ser considerado um importante avanço na agenda climática cearense, e relembra o estado do compromisso com os acordos internacionais assinados em direção à neutralização das emissões líquidas de carbono até 2050.

