Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará registra 17 mortes por dengue em 2022
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que 57% das vítimas eram mulheres.
Paulo Junior
Foto: Reprodução

Durante o ano de 2022 o Ceará registrou 38.487 casos de dengue. A doença representou quase 45% de todos os tipos de arboviroses identificadas no estado ao longo de 12 meses. Dentre o quantitativo evidenciado, indica-se que foram verificadas 238 situações alarmantes e 24 casos graves. Nessa linha, aponta-se, ainda, que a dengue vitimou 17 cearenses ao correr deste ano. 

Os óbitos ocorridos foram registrados em treze cidades, todavia, a maior parte aconteceu na capital cearense. Fortaleza observou quatro mortes por complicações ligadas à dengue. As demais foram percebidas em Quixadá (2 mortes), Apuiarés (1), Aratuba (1), Boa Viagem (1), Cascavel (1), Crateús (1), General Sampaio (1), Itapipoca (1), Massapê (1), Mauriti (1), Russas (1) e Sobral (1). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), as idades das vítimas variam entre 2 meses e 88 anos. 

Os dados trazidos pela Sesa também estratificam o comportamento das infecções por grupos. A pasta aponta que 26,6% dos casos foram notados em menores de 19 anos, já 40,4% tinham idades entre 20 e 39 anos. No que concerne ao gênero, verificou-se que 57% dos casos com fatalidade atingiu o público feminino, ante 43% para o masculino. 

Manutenção de cuidados 

Lembra-se que é fundamental que todos mantenham atenção elevada, evitando deixar água parada em vasilhas, potes, vasos de planta e entre outros, pois esses são os locais perfeitos para procriação do mosquito transmissor da dengue. Salienta-se que o Aedes aegypti também é transmissor da Zika e da Chikungunya.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade