Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará registra aumento de 13% nas denúncias de racismo no primeiro semestre de 2025
Neste período, foram registradas 182 ocorrências, 21 a mais do que o mesmo recorte temporal de 2024.
Bruna Santos
Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual. — Reprodução/ Carlos Gibaja/Casa Civil.

No primeiro semestre de 2025, o número de denúncias de casos de racismo cresceu mais de 13% no Ceará, de acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Neste período, foram registradas 182 ocorrências, 21 a mais do que o mesmo recorte temporal de 2024.

O mês com maior número de denúncias foi o de abril, que contabilizou 46 casos de crimes ou atos de preconceito de raça ou cor. De acordo com a secretária de Igualdade Racial do Ceará, o aumento dos registros está vinculado a um maior encorajamento das vítimas em falar, por compreender que racismo é crime.

Atuamos de forma transversal para que todos os 184 municípios cearenses tenham consciência de que o racismo é crime. Seja por meio de formações, de projetos como o Município Sem Racismo ou de ações afirmativas, nosso objetivo é fazer com que mais pessoas saibam identificar e registrar esses crimes, para que sejam punidos conforme determina a legislação”, afirma.

Destaca-se que a pasta de Igualdade Racial, foi criada somente em 2023. E, no mesmo ano, também foi inaugurada a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim), da Polícia Civil, que funciona apenas em Fortaleza.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria