Foto: Yanne Vieira
O Ceará encerrou o período da quadra chuvosa com um índice positivo para os 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Totalizando em um volume de 9,49 bilhões de metros cúbicos, o equivalente a 51,2% da capacidade total, sendo a maior reserva armazenada desde dezembro de 2012.
Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira (1º).
No começo deste ano, o percentual volumétrico era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico. De acordo com Eduardo Sávio, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o monitoramento das precipitações indicou que os meses de março e abril cruzaram a linha climatológica, fato que ocasionou chuvas concentradas acima da média histórica. “Justamente neste período a recarga nos açudes foi mais expressiva”, destacou.
Dados da Cogerh mostraram que o aporte total no Estado foi da ordem de 6 bilhões de metros cúbicos. O maior desde 2011.
“A recarga ajudou a subir o nível dos reservatórios e, por sua vez, a recuperar o volume de açudes em regiões que vinham sofrendo com os anos seguidos de baixas reservas hídricas, como o sertão central“, explicou João Lúcio Farias, diretor de Planejamento da Cogerh.

