Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará tem 69 açudes sangrando
A quantidade representa uma pequena queda em comparação com os dados de alguns dias atrás.
Paulo Junior
Açude Itaúna, em Chaval, sangra após chuva na Região Norte do Ceará
Açude Itaúna na cidade de Granja, na Região Norte do Estado (Foto: Carlos Ximenes/Arquivo Pessoal)

O estado do Ceará começa esta sábado (4) com um total de 69 açudes transbordando, é o que aponta a Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do (Cogerh). O órgão monitora em tempo real a situação de 157 reservatórios em todo o estado. Indica-se que este número significa uma pequena redução na quantidade verificada alguns dias atrás, quando o estado atingiu o número de 72 açudes sangrando.



Observa-se que somente no mês de abril o estado indicou que 35 reservatórios passaram a verter, além da continuidade de dezenas que já vinham vertendo desde o meses anteriores. Pondera-se que em abril o Ceará também viu a sua capacidade hídrica armazenada chegar em 56%. Hoje ela já ultrapassa sutilmente esse percentual e está em 56,5%.

A Cogerh também detalha que existem outros 12 açudes com nível acima de 90%, portanto, podem sangrar ao longo do mês de maio, período que encerra a quadra chuvosa cearense. Detalha-se que este período, compreendido entre fevereiro e maio, é historicamente espaço-tempo que anota a maior quantidade de chuvas em todo o estado. Nessa linha, frisa-se que o resultado em 2024 é considerado um dos melhores do últimos dez anos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade