Compartilhar
Publicidade

 
Publicidade

 
Ceará tem 8 espécies nativas da flora ameaçadas de extinção, aponta Ministério do Meio Ambiente
A lista inclui 51 espécies e tem como objetivo incentivar a recomposição de vegetação nativa em áreas que foram degradadas
Yanne Vieira
Foto: RitaE por Pixabay Orquídea Roxa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (16), a lista da flora das espécies nativas ameaçadas de extinção. No estado do Ceará, 6 espécies estão listadas como Vulnerável (V) e 2 estão listadas como Em Perigo (EN).

De acordo com o documento, a lista inclui 51 espécies e tem como objetivo incentivar a recomposição de vegetação nativa em áreas que foram degradadas, além de recomendar que os projetos de recomposição vegetal utilizem as espécies ameaçadas, sem dispensar a licença ou autorização das atividades pelo órgão ambiental competente, de acordo com o bioma onde estão situadas.

Veja:

A árvore Apuleia leiocarpa, mais conhecida como Grápia, cumari, cetim e garapa, é uma das espécies que está listada como Vulnerável (V), encontra-se nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

O arbusto medicinal, Carapichea ipecacuanha, denominado popularmente como poaia, ipecacuanha preta/anelada e raíz preta, é característica da Mata Atlântica e Amazônia e está listada como espécie Vulnerável (V).

A Cattleya labiata, mais conhecida como Orquídea-roxa, é uma espécie ornamental encontrada na Mata Atlântica e Caatinga e está listada como Vulnerável (V).

A Cedrela fissilis, conhecida popularmente como Acaiacá, acaiacatinga, e acajá-catinga, é característica dos biomas Cerrado, Pantanal, Amazônia e Pampa, está listada como Vulnerável (V).

A Cedrela odorata, conhecida como cedro, cedro branco, cedro rosa, cedro vermelho é característica da Mata Atlântica e Amazônia e está listada como Vulnerável (V).

A Pilocarpus jaborandi, espécie medicinal conhecida popularmente como Jaborandi, é característica da Mata Atlântica e Caatinga e está listada como Em Perigo (EN).

A espécie Pilocarpus trachylophus, conhecida popularmente como catiguá e jaborandi, é um arbusto medicinal, característico do bioma Caatinga, está listada como espécie Em Perigo (EN) de extinção.

Zeyheria tuberculosa, conhecida popularmente como buxo de boi, culhões de bode, ipê branco, característica do Cerrado, está listada como espécie Vulnerável (V).

 

Compartilhar
Comentar