Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Chuva no Dia de São José é garantia de bom inverno? Confira o que diz especialista da Funceme
O dia do Padroeiro do Ceará também é bastante aguardado pelos agricultores
Clara Karimai
Foto: Reprodução

O dia de São José, comemorado em 19 de março, acende a esperança baseada na crença popular de que se chover até esta data o inverno será bom. Essa concepção, porém, tem uma explicação científica: é neste período em que ocorre o equinócio de outono.

Para entender melhor, é o momento em que a Terra gira em torno do sol sem inclinação, logo, os raios solares incidirem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios do planeta, fazendo com que o dia tenha exatamente a duração da noite, ou seja, cada um com 12 horas.

Comumente, o Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado, costuma acontecer nos dias 20 ou 21 de março e recebe a denominação de equinócio de outono. Já o equinócio de primavera, ocorre nos dias 21 ou 22 de setembro, no Hemisfério Norte.

Mas, de acordo com a gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, a ocorrência das chuvas antes desse período nem sempre garante um inverno com chuvas abundantes.

“Em 1974, a estação chuvosa foi acima da média, acima da normal climatológica, e choveu só em 63 municípios. Já em 2005, a quadra chuvosa não foi boa, mas choveu no Dia de São José em 152 municípios”, afirmou a gerente.

Meiry Sakamoto disse ainda que a transição de estação é o principal causador das chuvas durante este período.

“Existe uma explicação sim, neste dia, estamos entrando no outono. Nessa época do ano, a zona de convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas. Se até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra chuvosa”, completou.

O dia do Padroeiro do Ceará também é bastante aguardado pelos agricultores, que, com as possibilidades de chuvas, têm em seus imaginários a certeza de que o santo olhará para as terras do sertão, garantindo boas safras para o homem do campo.

Padroeiro do Ceará

A partir de decreto do papa Gregório XV, o dia 19 de março é conhecido, desde 1621, como o Dia de São José. O santo, pai de Jesus Cristo e marido de Maria, é padroeiro do Ceará.

Carpinteiro de profissão, São José é considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade