Foto: Cogerh
A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e o Programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos apresentaram nesta quinta-feira (15), durante a 110ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), um estudo atualizado que busca dinamizar o planejamento operacional da Companhia na gestão hídrica do Ceará.
De acordo com a Cogerh, o trabalho consiste na padronização de metodologia para geração de vazões e na atualização das séries de vazões afluentes (águas que chegam nos açudes), além de vazões regularizadas dos reservatórios monitorados pela Cogerh no Ceará.
A Companhia afirma que com esse estudo, será possível aprimorar a avaliação da segurança hídrica para o planejamento e operação da infraestrutura dos reservatórios monitorados e para a elaboração dos cenários para alocação de água de curto prazo.
Além disso, servirá de insumo na definição dos balanços hídricos para emissão de outorga e para atualização de Planos de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará.
O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, vai criar um Grupo Técnico Cogerh-Funceme, com apoio do Cientista Chefe, para constantemente aperfeiçoar a metodologia e estabelecer uma periodicidade de atualização das séries de vazões.
O estudo é um produto do Projeto Gerenciamento de Risco, Alocação e Operação do Sistema de Recursos Hídricos (ALOCAR), gerido pelo Programa Cientista Chefe da Funcap, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Cogerh.
“É um trabalho inovador pois, embora a modelagem hidrológica exista, os dados e as metodologias estavam dispersos e, agora, nós padronizamos uma metodologia a ser utilizada no estado do Ceará, formando, ainda, um grupo técnico para trabalhar de forma contínua no aperfeiçoamento do arranjo metodológico proposto. Isso contribui para futuras comparações entre as vazões regularizadas do Ceará com essa linha de base”, explicou Elano Joca, Diretor de Planejamento da Cogerh.

