Foto: Reprodução Funceme
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e o Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) entregam, nesta quinta-feira (28), o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa edição de 2022 a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cerimônia acontece às 14h, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Escolhida por unanimidade, a instituição comemora o Jubileu de Ouro, que marca os 50 anos de atividade, iniciada ainda em 1972, a partir da necessidade de encontrar saídas para as severas secas que assolavam o Ceará.
Artur Bruno, titular da SEMA e presidente do CERBC, afirmou que tratava-se de uma escolha acertada. “Ao longo desses 50 anos, a Funceme desenvolve projetos e ações que protegem e promovem o desenvolvimento sustentável do bioma”, conta.
De acordo com o CRBC, a partir da análise da documentação referente às indicações da 17ª Edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, dentre as seis entidades indicadas, a Funceme atendeu todos os requisitos.
Participaram da Comissão de Avaliação: Artur Bruno; o empresário Fernando Ibiapina Cunha; a geóloga Liduína Carvalho, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); o representante da FIEC, Luiz Fernando; o coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela; a presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Fátima Feitosa; e o agrônomo do INCRA, Deodato Aquino. A reunião foi conduzida pela agrônoma da SEMA, Viviane Monte, coordenadora do prêmio.
Sobre o prêmio
Instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga.
A premiação consiste em uma medalha, cunhada em bronze de formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso figura a Carnaúba, árvore símbolo do Ceará.
Outros destaques do Ceará
No ano de 2020, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (CCA/UF) foi a instituição agraciada com o Prêmio. Organizações como Associação Caatinga, The Nature Conservancy e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), já foram agraciadas com a Medalha.

